Teoria Marvel: O Mercúrio ainda está vivo!?
Todos que assistiram ao segundo filme dos Vingadores sabem que o Mercúrio se sacrificou no final para salvar o Gavião Arqueiro e uma criança. Numa cena bastante controversa (um velocista que alcança a velocidade do som ser acertado daquele jeito, não dá) e sem nenhum impacto - com exceção da Wanda que arrancou o "coração" do Ultron, ninguém mais ligou para o sacrifício do rapaz.
Logo em seguida temos a cena do Clint deitado ao lado do corpo do Mercúrio (vivo? morto?). Depois da batalha resolvida, tudo volta ao normal e somos apresentados aos novos Vingadores.
O sacrifício do herói e...nada?
Vamos começar a teorizar: vocês perceberam o que aconteceu depois do fim da batalha contra o Ultron? Exatamente isso, nada. Nada aconteceu referente ao Mercúrio. Nenhum funeral, homenagem, ou choro da Wanda. Absolutamente nada.
Como assim, um dos heróis que ajudou a salvar o mundo morre e ninguém presta uma homenagem ao seu sacrifício? Por que colocaram o corpo do rapaz no portão-aviões se não iriam nem mesmo enterrar? Certo, talvez existisse uma explicação para que isso não acontecesse ainda naquele filme: o tempo de duração.
Depois que os Vingadores voltaram para casa, pouca coisa foi mostrada - afinal, a película só tinha mais alguns minutos de duração, não dava tempo para muita coisa. Com certeza tudo seria explicado no próximo filme que a equipe aparecesse. Ok, vendo por esse lado, era uma explicação plausível.
Chegamos na Guerra Civil e...nada?
Por coincidência ou não, o filme seguinte ao Era de Ultron foi a Guerra Civil da Marvel. Uma produção que embora fosse uma sequência do Capitão América, teria participação de todos os Vingadores e um pouco mais. Não poderia existir chance melhor para explicar o que aconteceu com o gêmeo Maximoff.
A Guerra Civil iniciou, se desenvolveu, terminou e... nada? Pois é, aquele que seria o filme ideal para prestar uma homenagem, mostrar um enterro ou pelo menos uma reação da Wanda, também ignorou completamente a existência do Mercúrio. Veja bem: tivemos o debutar do Pantera Negra e o retorno do Homem Aranha para a Marvel (algo quase inimaginável na época) e nenhuma menção ao Pietro?
Para não dizer que houve um completo desprezo ao personagem, tivemos um bonequinho mostrado rapidamente no quarto da Wanda. Pois é, salva o Gavião Arqueiro e vira um bonequinho de chaveiro.
A Teoria
E chegamos finalmente na nossa teoria, e ela se apresenta em três frentes: Planejamento, Fox e Guerra Infinita.
1 - Planejamento
O desenvolvimento do texto até o momento foi basicamente para sustentar este primeiro ponto. O completo "desprezo" da Marvel pelo personagem, sem em momento algun mostrar um funeral, homenagem ou explicar o que aconteceu depois que os Vingadores voltaram para casa, poderia estar ligado a um planejamento para trazer o Mercúrio de volta.
E, essa teoria parece plausível desde o momento em que já foi mostrado que é possível trazer pessoas de volta a vida no universo Marvel, vide o Agente Coulson. Ok, essa fórmula se resumiu a série, mas a justificativa está aí para ser reaproveitada.
2- Fox
O segundo ponto da teoria está ligada a Fox e o desenvolvimento com a sua versão do Mercúrio. Essa frente é sustentada apenas na convicção do redator, mas, eu posso explicar de uma maneira que faça sentido (pelo menos para mim).
Depois da aparição de Evans Peters como o Mercúrio no 'Dias de um futuro esquecido', todos ficamos atônitos com o excelente trabalho feito pela Fox. O estúdio, que até aquele momento era bastante criticado por não saber usar o potencial dos personagens aos quais tinha direito, mostrou para Marvel como um Velocista deve ser representado no cinema.
O trabalho da Fox foi algo inédito, pois nunca nenhum velocista foi explorado tão bem no cinema. Nem a Marvel, nem a Dc / Warner tinham feito algo semelhante.
Assim - para este redator - ficou a sensação de que houve um "arrependimento" por parte da Marvel Studios em ter permitido que o Joss Whedon matasse o seu único velocista. Além disso, o terceiro filme do Capitão América estreou bem depois da Fox apresentar o seu Mercúrio. Ou seja, se existia algum plano de explicar o que aconteceu com o Pietro depois da Era de Ultron, deu tempo de sobra para a Marvel mudar essa parte do roteiro.
3- Guerra Infinita
O terceiro ponto da teoria está relacionada a Guerra Infinita... ou quase isso. O fato é que recentemente sites americanos vazaram supostos roteiros da Guerra Infinita da Marvel. Em meio a algumas passagens dignas de fanfic, uma parte em especial me chamou a atenção.
Segundo um dos "roteiros" vazados: o Doutor Estranho voltará no tempo (usando a sua jóia do infinito) e trará o Mercúrio do passado para ajudar na luta contra o Thanos. A versão do personagem, ainda que seja de outra linha temporal, continuaria no presente depois da batalha.
Bem, não é uma teoria tão louca, mas, se for verdade, automaticamente exclui a ideia de que a Marvel estava com um planejamento de trazer o mesmo personagem da Era de Ultron. O que na real seria bastante decepcionante, visto o total desinteresse de mostrar o que aconteceu com o velocista depois do filme - algo que só seria justificável se fosse para trazer a mesma versão.
Em suma, esta foi a teoria sobre o personagem Mercúrio. Coloque aí nos comentários se você concorda ou discorda com que foi apresentado no texto, ou se tem outra teoria diferente de tudo que foi mencionado.
Post a Comment